Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • João Paulo Pereira Araújo Universidade Federal de Viçosa
  • José Geraldo Ribeiro Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Unidade Leopoldina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63769

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Plataforma de Aprendizagem.

Resumo

Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.

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Biografia do Autor

João Paulo Pereira Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro de Controle e Automação.

José Geraldo Ribeiro Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Unidade Leopoldina

Prof. D.Sc. José Geraldo Ribeiro Júnior Coordenador dos Cursos Técnicos de Informática Industrial / Automação CEFET-MG / Campus Leopoldina

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

ARAÚJO, J. P. P.; JÚNIOR, J. G. R. Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63769. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769. Acesso em: 18 abr. 2024.