RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA

Autores

  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Robson Carlos Loureiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63748

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Docência, Licenciatura

Resumo

O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.

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Biografia do Autor

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual Tecnologias Digitais e Docência

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63748. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748. Acesso em: 16 abr. 2024.