PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Ana Paula Knaul Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63484

Palavras-chave:

pPáticas Pedagógicas, Tablets, Aprendizagem Colaborativa

Resumo

A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Knaul, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na UFSC e Designer Educacional da Polícia Militar de Santa Catarina.

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

KNAUL, A. P.; RAMOS, D. K. PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63484. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484. Acesso em: 28 mar. 2024.