FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Carla Beatris Valentini Departamento Psicologia UCS
  • Léa da Cruz Fagundes LEC-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.6322

Palavras-chave:

educação à distancoa, ciência cognitiva, telemática, ambiente de aprendizagem, cooperação

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a aprendizagem e a cooperação em ambiente virtual envolvendo duas disciplinas dos cursos de psicologia e pedaggia da Universidade de Caxias do Sul. As disciplinas abrangeram conhecimentos das novas tecnologias, bem como o estudo e eflexão sobre as aplicações da tecnologia na psicologia e na educação. Os encontros aconteceram de forma presencial e à distância, tendo como base o site desenvolvido para o projeto. Ao mesmo tempo que se buscou conhecer as possibilidades deste ambiente para aprendizagem, também foi investigado a cooperação e interação dos alunos e professores, buscando desenvolver trocas cooperativas interdisciplinares. Além de contar com um contexto de aprendizagem inovador, buscamos contemplar o pressuposto epistemógico piagetiano para o desenvolvimento das interações. Entre os resultados dessa investigação encontramos aspectos, relevantes quanto as possibilidades de cooperação em ambiente virtual de aprendizagem dos alunos de gradução em contextos construtivistas ede educação à distância (EAD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1999-10-31

Como Citar

VALENTINI, C. B.; FAGUNDES, L. da C. FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 1999. DOI: 10.22456/1982-1654.6322. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322. Acesso em: 16 abr. 2024.