FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Carla Beatris Valentini, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a aprendizagem e a cooperação em ambiente virtual envolvendo duas disciplinas dos cursos de psicologia e pedaggia da Universidade de Caxias do Sul. As disciplinas abrangeram conhecimentos das novas tecnologias, bem como o estudo e eflexão sobre as aplicações da tecnologia na psicologia e na educação. Os encontros aconteceram de forma presencial e à distância, tendo como base o site desenvolvido para o projeto. Ao mesmo tempo que se buscou conhecer as possibilidades deste ambiente para aprendizagem, também foi investigado a cooperação e interação dos alunos e professores, buscando desenvolver trocas cooperativas interdisciplinares. Além de contar com um contexto de aprendizagem inovador, buscamos contemplar o pressuposto epistemógico piagetiano para o desenvolvimento das interações. Entre os resultados dessa investigação encontramos aspectos, relevantes quanto as possibilidades de cooperação em ambiente virtual de aprendizagem dos alunos de gradução em contextos construtivistas ede educação à distância (EAD).

Palavras-chave


educação à distancoa; ciência cognitiva; telemática; ambiente de aprendizagem; cooperação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6322

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X