CAVI - CRIANDO AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS

CARLA BEATRIS VALENTINI, ELIANE SCHLEMMER GRINGS, LEA DA CRUZ FAGUNDES, LIANE TAROUCO

Resumo


Este projeto experimental de Educação a Distancia investiga, implementa e analisa a construção interativa e continua de ambientes de realidade virtual nãi imersiva, no qual os professores constroem cooperativamente projetos de forma gráfica (hipergráfico) utilizando comunicação sincrona e assincrona. A contrução dos projetos se dá através do softaware 'The Palace'. Outras ferramentas também são usadas para facilitar a troca cooperativa de maneria (sincrona e assincrona) e possibilitar a análise do processo. O CAVI está integrado ao projeto LUAR - Levando a Universidade ao Aprendizado Remoto do PGIE - UFRGS. São participantes dessa pesquisa professores da Faculdade de Taquara e da Universidade de Caxias do Sul. Buscamos compreender como esses professores constroem cooperativamnete ambientes virtuais num espaço cibernético e quais as condutas cognitivas que surgem na criação dos mesmos. No desenvolvimento desse projeto experimental, os participantes se motivaram para ampliar as reflexões teóricas e a implementação de novos ambientes.

Palavras-chave


ambientes virtuais interativos; EAD; cooperação e aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6288

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X