A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBINETES INFORMATIZADOS

Autores

  • MARIA ALICE GRAVINA IM - UFRGS
  • LUCILA SANTAROSA PGIE-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.6275

Palavras-chave:

APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, CONSTRUTIVISMO, AMBIENTES INFORMATIZADOS

Resumo

Este trabalho analisa ambientes informatizados que apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se sontroe a partir das ações do sujeito. A luz da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget são destacados alguns dos recursos que dão suporte as ações do sujeito e que consequentemente favorecem a construção do conhecimneto matemático. Na aprendizagem, da Matemática este suporte é a possibilidade do "fazer matemática": experimentar, visualizar multiplas facetas, generalizar, conjecturar e enfim demonstrar. Exemplos de alguns ambinetes ilustram tal processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-10-31

Como Citar

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBINETES INFORMATIZADOS. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 1998. DOI: 10.22456/1982-1654.6275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6275. Acesso em: 16 maio. 2025.
Recebido 2008-10-14
Aceito 2008-10-14
Publicado 1998-10-31