A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBINETES INFORMATIZADOS

MARIA ALICE GRAVINA, LUCILA SANTAROSA

Resumo


Este trabalho analisa ambientes informatizados que apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se sontroe a partir das ações do sujeito. A luz da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget são destacados alguns dos recursos que dão suporte as ações do sujeito e que consequentemente favorecem a construção do conhecimneto matemático. Na aprendizagem, da Matemática este suporte é a possibilidade do "fazer matemática": experimentar, visualizar multiplas facetas, generalizar, conjecturar e enfim demonstrar. Exemplos de alguns ambinetes ilustram tal processo.

Palavras-chave


APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; CONSTRUTIVISMO; AMBIENTES INFORMATIZADOS

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6275

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X