Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática

Iris Elisabeth Tempel Costa, Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado

Resumo


Este artigo apresenta um curso de educação a distancia criando um modelode comunidade de aprendizagem. O material publicado e os serviços da rede que compoem o curso estão disponiveis em dois servidores - penta.ufrgs.br e psico.ufrgs.br. O objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem virtual construtivista, para professores em serviço. Neste primeiro momento, todos professores em serviços de escolas parceiras do Projeto EducaDi/CNPq/1997. Futuramente o curso será aberto para todos os professores interessados. O curso está organizado em cinco módulos independentes, sem sequencia pré-determinada. Outros módulos poderão ser propostos e disponibilizados pelos professores-alunos do curso. Formulários e CGIs organizam o espaço virtual, dando suporte e estimulando a interação na comunidade de aprendizagem. Os portifólios reúnem os registros dos desenvolvimentos dos prjetos e estudos individuais e grupais. Eles constituem o maior recurso construtivista do curso. Os registros serão analisados, discutidos e criticados cooperativamente dentro das comunidades de aprendizagem. O menu de apoio do curso é composto por cadastro,portifólios, fórum de discussão (IRC e video conferência), biblioteca de arquivos, livro de visitas, banco de eventos.

Palavras-chave


EAD; Telemática; Formação continuada

Texto completo:

PDF Projeto TEC-LEC (...)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6264

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X