Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializado

Autores

  • Eromi Izabel Hummel UNESPAR - Univsersidade do Estado do Paraná - campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.56237

Palavras-chave:

Saberes docentes. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologia Assistiva.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte de uma das diretrizes da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Cabe ao profissional que realiza o AEE uma série de atribuições, entre elas usar e instrumentalizar o aluno com deficiência no uso de Tecnologia Assistiva (TA). Este artigo tem como objetivo apresentar os saberes dos docentes que atuam no AEE, nas escolas da rede municipal, de uma cidade do estado do Paraná, Brasil, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Participaram dos estudos 39 professores. Utilizou-se questionário para coleta de informações. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e serviram para orientar o planejamento e desenvolvimento do curso de formação de professores. Os resultados apontaram que há o desconhecimento por grande parte dos docentes quanto à sua utilização da TA.

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Biografia do Autor

Eromi Izabel Hummel, UNESPAR - Univsersidade do Estado do Paraná - campus Apucarana

Pedagoga, Mestrado e Doutorado em Educação.

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Publicado

2016-01-16

Como Citar

HUMMEL, E. I. Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializado. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.56237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56237. Acesso em: 18 abr. 2024.