Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral

Autores

  • Alexandra Lorandi Macedo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS
  • Francieli Gracioli Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS
  • Eliseo Reategui Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS
  • Patrícia Behar Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS
  • Vinicius Hartmann Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.55613

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.

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Publicado

2016-11-05

Como Citar

LORANDI MACEDO, A.; GRACIOLI, F.; REATEGUI, E.; BEHAR, P.; HARTMANN FERREIRA, V. Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.55613. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613. Acesso em: 28 mar. 2024.