A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.52721Palavras-chave:
Autoria, Ambientes virtuais de aprendizagem.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.Downloads
Referências
AMORIM, J.A. Educação em Engenharia: o desenvolvimento de um aplicativo de autoria para a elaboração de mapas conceituais e hipertextos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) –
Universidade Estadual de Campinas, 2005, Campinas, BR-SP.
AXT, M. Linguagem e Telemática: tecnologias para inventar: construir conhecimento. Revista Educa- ção Subjetividade & Poder, Ijuí, v. 5, n. 5, p. 20-30, 1998.
AXT, M. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 111-116, jan./jun. 2004.
AXT, M. Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Interação Dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. [São Leopoldo, 2006]. Palestra proferida no evento O Rosto e o Olhar, na UNISINOS, em 17/08/2006, São Leopoldo, BR-RS.
AXT, M.; ELIAS, C.R. Autoria Coletiva, Ambientes Virtuais e Formação: quando a aprendizagem reverbera o acontecimento. In: MARASCHIN, C.; FREITAS, L.B.; CARVALHO, D.C. (Org.). Psicologia e Educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: UFRGS, 2003. V. 1, p. 259-277.
AXT, M. et al. Interação Dialógica: uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jul. 2006. Disponível
em: Acesso em: 30 abr. 2011.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. P. 277-326. (1ª edição, 1992; edição original em russo, 1979).
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.
BEICHNER, R.J. Multimedia editing to promote science learning. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, Raleigh, n. 3, p. 55-70, 1994.
BEZERRA, E.S. A Criança e a Relação com a Escrita: o processo de autoria nos textos infantis. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba, 2008, João Pessoa, BR-PB.
CHARTIER, R. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 1999.
FRANCELINO, P.F. A Autoria no Gênero Discursivo Aula: uma abordagem enunciativa. 2007. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, 2007, Recife, BR-PE.
FREITAS, M.T.A.; COSTA, S.R. (Org.). Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAS, M.T.A.; PEREIRA, M.L. Práticas de Escrita e Autoria: a utilização dos blogs literários nas aulas de língua portuguesa. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2009. P. 105.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação: princípios e métodos. Tradução: Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Ed., 2006.
KLIS, Henk-Jan van der. Weblog. Balkbrug, NL: [s.n.], 2008. Disponível em: <http://www.henkjanvanderklis.nl/weblog/labels/web%204.0.html>
Acesso em: 30 abr. 2011.
LIMA, C.S. Aspectos Discursivos da Constituição da Autoria em Resenhas Acadêmicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Uberlândia, 2008, Uberlândia, BR-SP.
LIMA, M.D.A. Ambiente de Autoria de Cursos Hipermídia Estendidos. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2002, São José dos Campos, BR-SP.
MARCUSCHI, L.A. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
MEDEIROS, Z. Letramento Digital em Contextos de Autoria na Internet. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte, BR-MG.
MEDEIROS, Z.; NASCIMENTO, S.S. Interações Discursivas em um Fórum Online. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE (ANPEDINHA), 9., 2009, São Carlos, BR-SP. Pesquisa
em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. V. 1, p. 142-143.
NASCIMENTO, S.S. A Linguagem e a Investigação em Educação Científica: uma breve apresentação. In: NARDI, R. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. Bauru: ABRAPEC,
P. 131-142.
PRIMO, A.F.T.; RECUERO, R.C. Hipertexto Cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 54-65, dez. 2003.
SAADE, D.C.M. Relações em Linguagens de Autoria Hipermídia: aumentando reuso e expressividade. 2003. Tese (Doutorado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
, Rio de Janeiro, BR-RJ.