A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs

Zulmira Medeiros, Silvania Sousa Nascimento

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.

Palavras-chave


Autoria; Ambientes virtuais de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.52721

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X