A Inserção Brasileira na Era da Informação: Excluídos Digitais ou Tecnológicos?

Mauro Meirelles

Resumo


O presente artigo visa discutir a inserÁ„o bra-sileira
no mundo da informaÁ„o. Objetivamos levantar
alguns questionamentos sobre as formas de desenvolvi-mento
econÙmico impostas aos paÌses latino-america-nos,
em especial ao Brasil, pelos organismos internacio-nais,
atravÈs de uma suposta divis„o internacional do
trabalho. Nosso argumento reside no fato de que tal
modelo de desenvolvimento proposto mostra-se extre-mamente
nocivo e pernicioso ao desenvolvimento
tecnolÛgico autÙnomo de nosso PaÌs. Defendemos a tese
de que sÛ È possÌvel ao Brasil um desenvolvimento eco-nÙmico
sustentado se investirmos na produÁ„o de no-vas
tecnologias, inserindo-se, cada vez mais, no merca-do
internacional ó seja atravÈs da implementaÁ„o de
polÌticas públicas e investimentos crescentes em educa-Á„
o, seja atravÈs de reduÁies significativas nas taxas de
exclus„o social, em especial, o analfabetismo funcional
e tecnolÛgico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4957

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X