Elaboração de Projetos, Hipermídia e E-learning- by-doing : Ferramentas Pedagógicas para o Ensino de Engenharia

Autores

  • Maria Isabel Timm
  • Fernando Schnaid
  • Maria Suzana Marc Amoretti

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4947

Resumo

O artigo reflete sobre as necessidades apon-tadas por professores e pesquisadores da ·rea de En-genharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ti-cas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido pro-fissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisies complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elemen-tos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudo-ensino de projetos de Engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-12-16

Como Citar

TIMM, M. I.; SCHNAID, F.; AMORETTI, M. S. M. Elaboração de Projetos, Hipermídia e E-learning- by-doing : Ferramentas Pedagógicas para o Ensino de Engenharia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1982-1654.4947. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4947. Acesso em: 29 mar. 2024.