Elaboração de Projetos, Hipermídia e E-learning- by-doing : Ferramentas Pedagógicas para o Ensino de Engenharia

Maria Isabel Timm, Fernando Schnaid, Maria Suzana Marc Amoretti

Resumo


O artigo reflete sobre as necessidades apon-tadas
por professores e pesquisadores da ·rea de En-genharia,
relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional
para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ti-cas.
Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta
cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o
de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar
outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido pro-fissional,
como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em
equipe e a tomada de decisies complexas. Sugere a
oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais,
como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elemen-tos
de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e
estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E
discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o
de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudo-ensino
de projetos de Engenharia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4947

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X