Navegando pela Cooperativa: percepção e expectativas dos usuários

Cleci Maraschin, Elis‚ngela Zaniol

Resumo


Este projeto decorre de uma sÈrie de quest?es derivadas de
pesquisas desenvolvidas nos ?ltimos dois anos pelas autoras. O atual
estudo apoiar· a construÁ„o e avaliaÁ„o de um ambiente virtual de
interaÁ„o denominado de Cooperativa do Conhecimento, no projeto coordenado
pelo LaboratÛrio de Estudos Cognitivos da UFRGS, em parceria
com a SMED/POA. A Cooperativa, que est· em fase inicial de
implementaÁ„o, ser· um ambiente virtual catalizador dos projetos de aprendizagem
de professores e alunos da rede municipal de ensino. Realizamos
ent„o um estudo piloto, para auxiliar no desenvolvimento de espaÁos
virtuais de interaÁ„o dentro da Cooperativa. Foi possÌvel identificar modos
interativos relacionados a sensaÁ„o de imersividade dos estudantes quando
exploraram o ambiente da cooperativa. A imers„o È conceituada como
efetivaÁ„o de um acoplamento estrutural de acordo com o referencial da
Biologia do Conhecer. Os sujeitos escolhidos s„o alunos da rede municipal
de ensino. Analisamos como as interaÁ?es dos sujeitos nestes ambientes
podem se constituir em experiÍncias imersivas, buscando avaliar que
elementos devem ser implementados, preservados, desativados no ambiente.
Os dados obtidos atravÈs foram organizados e analisados atravÈs do
software CHIC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4941

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X