Tendências da linguagem científica contemporânea em expressividade digital: uma problematização

Sérgio Bairon

Resumo


Este artigo relaciona a pesquisa universitária e a
linguagem da hipermídia. O novo desafio é produzir conhecimento
com imagem, som e texto. Expressar o pensamento
numa linguagem híbrida. O primeiro grande poder da hipermídia
acadêmica está na hibridização de linguagens, processos
sígnicos, códigos, mídias que ela aciona e, consequentemente,
na mistura de sentidos receptores, na sensorialidade
global, sinestesia reverberante que ela é capaz de reproduzir,
na medida em que o interator imersivo interage com ela,
cooperando na sua realização. Toda nova linguagem traz consigo
novos modos de pensar, agir, sentir. Apresento algumas
pesquisas universitárias (Brasil e Alemanha) que desenvolveram
esta linguagem. O que tais procedimento revelam,
acima de tudo, é que todo conhecimento tem algo de onírico.
Imantado nessas camadas imersivas, o pensamento é jogo,
coreografia de uma dança intelectual e sensível, na qual, o
argumento estético-topológico se identifica com o conhecimento
científico-filosófico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4936



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X