Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores

Autores

  • Celia Maria Haas Universidade Cidade de São Paulo
  • José Norberto Souza Lopes Grupo Educacional Drummond

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.47953

Palavras-chave:

Educação a Distância, Políticas Públicas, Docência em EAD, Tecnologia da Informação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974); Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de educação; planejamento, organização e gestão da educação superior; planejamento e desenvolvimento curricular; universidade particular; formação de professores e implantação de EaD no curso de Pedagogia.

José Norberto Souza Lopes, Grupo Educacional Drummond

Mestre, Docente e Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Grupo Educacional Drummond.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

HAAS, C. M.; LOPES, J. N. S. Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.47953. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953. Acesso em: 29 mar. 2024.