O lugar da Informática na Educação Infantil em documentos oficiais brasileiros

Ana Carolina Rocha Carneiro, André Luís Alice Raabe

Resumo


Considerando que cada vez mais cedo as crianças tem acesso à Informática, antes mesmo do processo de alfabetização, este artigo tem como objetivo problematizar quanto ao que dizem os documentos oficiais norteadores da educação brasileira sobre a Informática na Educação Infantil. Para isso, foram analisados sete documentos do Governo Federal datados de 1996 até 2012. Os resultados apontam que a presença da Informática e seu incentivo são pouco significativos e geralmente mencionados no escopo da Educação Básica, que tem a Educação Infantil como uma de suas componentes, mas que esta aparece como mera coadjuvante. O próprio ProInfo não contempla o nível de ensino em questão e o ProInfância concentra seus investimentos na infraestrutura dos espaços educacionais. Em outros países analisados no artigo, o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e de sua utilização com crianças de 0 a 6 anos já são amplamente reconhecidos. Este artigo revela uma lacuna que carece ser suprida.

Palavras-chave


Informática na Educação Infantil; Documentos brasileiros; ProInfo; ProInfância

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.46396

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X