A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia

Monica Filomena Caron, Luis Francisco P. P. S. Salles

Resumo


A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.

Palavras-chave


blog; ensino de biologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.46218

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X