Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital

Grazielle Eloisa Balduino, Arlindo José De Souza Junior, Iraides Reinaldo

Resumo


Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Blog; Educação Matemática; Etnomatemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.43608

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X