Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real
  • Cleci Maraschin
  • Margarete Axt

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4345

Palavras-chave:

Aprendizagem Amorosa, Projetos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca-se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo 'Aprendizagem Amorosa' foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Magalhães Corte Real

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, docente adjunta do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação – UFRGS.

Cleci Maraschin

Doutora em Educação pela UFRGS e docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS

Margarete Axt

Doutora em Lingüística Aplicada – PUCRS, docente na Faculdade de Educação – UFRGS e nos programas de pós-graduação em Educação e em Informática na Educação, e coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição.

Downloads

Publicado

2007-06-16

Como Citar

CORTE REAL, L. M.; MARASCHIN, C.; AXT, M. Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.4345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345. Acesso em: 28 mar. 2024.