Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil

Autores

  • Maria Bez UFRGS
  • Aline Rico UFRGS
  • Eliziane Pereira UFRGS
  • Liliana Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.43424

Palavras-chave:

Scala, Comunicação Alternativa

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

BEZ, M.; RICO, A.; PEREIRA, E.; PASSERINO, L. Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43424. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424. Acesso em: 28 mar. 2024.