Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa

Claudio Silva Dantas, Marcelo Gomes Germano, Filomena Gonçalves Moita, Ewerton Moraes Luna

Resumo


Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.

Palavras-chave


Tecnologias; Objetos de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.38473

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X