TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

José Valdeni de Lima, José Palazzo M. de Oliveira

Resumo


O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento.

O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências.

No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai.

Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.24082

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X