Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia

Claudio Afonso Baron Tiellet

Resumo


Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição aos animais vivos e hoje proibidas por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado. O vídeo como meio de comunicação visual, dinâmico e combinado com áudio, se constitui num poderoso meio de comunicação. Aumenta o realismo e a autenticidade em ambientes de aprendizagem computadorizados. Através de recursos interativos nos vídeos, são exploradas outras mídias relacionadas aos conteúdos apresentados. Alinha-se, portanto, às teorias pedagógicas que defendem a importância da autonomia do sujeito nos processos de aprendizagem. O Hipervídeo pode, então, apoiar a criação de um ambiente rico
e realista para aprendizagem, através do acesso interativo, construção e comunicação do conhecimento em cirurgia veterinária. Esta tese trata da avaliação de um ambiente Hipervídeo desenvolvido para apoiar a aprendizagem de cirurgia veterinária. O projeto foi desenvolvido com base
em teorias cognitivas e meios de comunicação. A avaliação foi baseada na utilização do Hipervídeo por estudantes de medicina veterinária para aprenderem a realizar cirurgias, a fim de testar a sua eficácia na substituição de aprendizagem e formação, com animais vivos. Os resultados confirmam
a hipótese, mostrando o potencial do Hipervídeo como uma ferramenta valiosa e eficaz para apoiar a aprendizagem da técnica cirúrgica.

Palavras-chave


Ambiente de aprendizagem. Ambiente virtual. Informática na educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.23376

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X