Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen

Agebson Rocha Façanha, Lívio Siqueira Lima, Maria da Conceição Carneiro Araújo, Windson Viana de Carvalho, Mauro Cavalcante Pequeno

Resumo


Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.

Palavras-chave


Tecnologia Assistiva; Dispositivos Móveis touch screen; Interface Humano-Computador; M-Learning; Alfabetização Braille

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.23197

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X