Ampliando as Ações Educativas dos Museus por meio da Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi
  • Antônio Carlos da Rocha Costa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.2310

Palavras-chave:

Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem Informal em Museus, Informática na Educação em Museus, Objetos de Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-16

Como Citar

DE MARCHI, A. C. B.; COSTA, A. C. da R. Ampliando as Ações Educativas dos Museus por meio da Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1982-1654.2310. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310. Acesso em: 18 abr. 2024.