A Infância e a Modernidade do Ciberespaço: os Desafios da Interação entre Criança e Computador

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Raquel Marques Villardi

Resumo


O texto discute criticamente aspectos da relação da criança com o computador, e os seus efeitos na Educação. Oposta à tendência tradicional da Pedagogia, a inclusão dos meios digitais na aprendizagem é uma realidade. Apresenta resultados de uma pesquisa com material pedagógico para a Literatura Infanto-juvenil, comparando os efeitos da utilização de material tradicional, de material informatizado e da conjugação dos dois tipos de recurso. Destaca os efeitos da interação criança – computador e da importância da cultura digitalizada, no desenvolvimento cognitivo da criança. Para melhor compreender as etapas através das quais essa interação ocorre, utilizamos uma adaptação do estudo desenvolvido por Abigail Housen sobre a seqüência do desenvolvimento do modo das pessoas verem obras de arte. Propomos cinco estágios explicativos da evolução da relação anteriormente mencionada: Descritivo, enumerativo ou narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.

Palavras-chave


Interação criança-computador; Desenvolvimento humano; Aprendizagem; Tecnologia de informação e comunicação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.2308

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X