A Infância e a Modernidade do Ciberespaço: os Desafios da Interação entre Criança e Computador
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.2308Palavras-chave:
Interação criança-computador, Desenvolvimento humano, Aprendizagem, Tecnologia de informação e comunicaçãoResumo
O texto discute criticamente aspectos da relação da criança com o computador, e os seus efeitos na Educação. Oposta à tendência tradicional da Pedagogia, a inclusão dos meios digitais na aprendizagem é uma realidade. Apresenta resultados de uma pesquisa com material pedagógico para a Literatura Infanto-juvenil, comparando os efeitos da utilização de material tradicional, de material informatizado e da conjugação dos dois tipos de recurso. Destaca os efeitos da interação criança – computador e da importância da cultura digitalizada, no desenvolvimento cognitivo da criança. Para melhor compreender as etapas através das quais essa interação ocorre, utilizamos uma adaptação do estudo desenvolvido por Abigail Housen sobre a seqüência do desenvolvimento do modo das pessoas verem obras de arte. Propomos cinco estágios explicativos da evolução da relação anteriormente mencionada: Descritivo, enumerativo ou narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-05-16
Como Citar
OLIVEIRA, E. da S. G. de; VILLARDI, R. M. A Infância e a Modernidade do Ciberespaço: os Desafios da Interação entre Criança e Computador. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1982-1654.2308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2308. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos