A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva

Autores

  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Dilton Ribeiro do Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23054

Palavras-chave:

Processos de leitura e escrita, Imagem técnica, Mídias contemporâneas, Tecnologias assistivas, Educação inclusiva

Resumo

Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ e professora substituta da Faculdade de Educação da UERJ.

Dilton Ribeiro do Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Pedagogia pela UERJ e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

REDIG, A. G.; DO COUTO JUNIOR, D. R. A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054. Acesso em: 28 mar. 2024.