Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas

Magalí Teresinha Longhi, Patricia Alejandra Behar, Magda Bercht

Resumo


Este artigo apresenta um mecanismo de inferência de estados de ânimo, tendo em vista dotar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) com uma ferramenta apta a reconhecer a motivação do aluno. O modelo de inferência tem como parâmetros os traços de personalidade obtidos através do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP); os fatores motivacionais reconhecidos através dos padrões de comportamento; e a subjetividade afetiva identificada em textos disponibilizados nas funcionalidades de comunicação do AVA. Na máquina de inferência, tais variáveis são tratadas sob raciocínio probabilístico, mais precisamente por redes bayesianas.

Palavras-chave


Modelagem afetiva; Redes Bayesianas; Ambientes virtuais de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.21935

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X