Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acom- panhamento da produção textual coletiva

Alexandra Lorandi Macedo

Resumo


A presente tese de doutorado tem como objetivo principal identificar possibilidades de práticas
pedagógicas a partir das informações geradas por uma ferramenta denominada Rede de Concei-
tos. Tais informações são extraídas de textos produzidos pelos participantes/alunos no Editor de
Texto Coletivo – ETC. Assim, busca-se identificar de que forma esta Rede pode auxiliar na qualifi-
cação da prática pedagógica e, a partir dos resultados, apontar possibilidades para tais práticas.
A validação dessa ferramenta aconteceu em um curso de extensão cujo tema foi Competências
para o trabalho em equipe. Tal curso foi oferecido à comunidade pelo Núcleo de Tecnologia Digital
aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada para a
pesquisa foi de cunho qualitativo com foco em estudo de caso. A partir daí, a Rede de Conceitos foi
aplicada em textos desenvolvidos em diferentes disciplinas/cursos, de onde foi possível perceber
a relação entre tal Rede e o tema desenvolvido no texto, mesmo sem tê-lo lido antes. Além disso,
também foi possível identificar, sem ter lido a produção textual, dados qualitativos dessa produ-
ção, uma vez que a Rede identifica textos com necessidade de aprimoramento e os qualitativamen-
te bem desenvolvidos. Essas constatações favoreceram a construção de algumas possibilidades de
práticas pedagógicas, as quais têm por objetivo apoiar o professor que hoje tem que administrar
uma sobrecarga de trabalho advinda dos contextos digitais coletivos, como é o caso do Editor de
Texto Coletivo aqui trabalhado. Assim, este estudo apresenta uma ferramenta e, a partir dela,
alternativas de práticas pedagógicas. A intenção é criar condições para que tais práticas sejam
desenvolvidas com qualidade e favoreçam a grande demanda de trabalho que os espaços digitais
vinculam às práticas a distância.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.21078

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X