Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na química

André Luis Andrejew Ferreira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e fun-
ção que serão aplicados na disciplina de Física-Química do curso de Química da Universidade Fede-
ral de Pelotas. Para isso será usado como fundamentação teórica a aprendizagem significativa de
Ausubel, os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise
e levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características
em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa será realizado
pré-teste com os alunos matriculados na referida disciplina, visando identificar os subsunçores ma-
temáticos adquiridos até o momento. O pré-teste, também, possibilitará a elaboração de um mapa
conceitual sobre esse o conhecimento matemático adquirido, permitindo assim apontar requisitos
para desenvolver um objeto de aprendizagem que permita ao aluno interagir com esse através da
internet. O objeto de aprendizagem possibilitará ao aluno o processo de interação visando desen-
volver a sua aprendizagem, assim como disponibilizará elementos que promovam a interdiscipli-
naridade entre a matemática e a química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de
conceitos matemáticos aplicados na Química, especificamente na disciplina de Fisico-Química do
curso de graduação.

Texto completo:

PDF () PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.21067

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X