Da natureza do artifício e dos artifícios da natureza: Simondon entre o natural e o artificial

Autores

  • Luis Artur Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGIE/ CAPES
  • Tania Mara Galli Fonseca PPGIE UFRGS/ PPGPSI UFRGS
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.20866

Palavras-chave:

Natureza, Tecnologia, Ontologia, Simondon, Subjetividade

Resumo

O presente artigo é um ensaio sobre as possibilidades oriundas de distintas construções do conceito de natureza e a longa série de binarismos que pode daí advir: natureza e artifício, natureza e homem, natureza e cultura, etc. Desde a antiguidade até os nossos dias o construto “natural” serve para garantir unidade, estabilidade e harmonia para a ontologia, impedindo que o devir e a diferença maculem as simetrias do ser. No entanto, desde a mesma antiguidade temos uma série de propostas alternativas a este mundo: são perspectivas que afirmam o mundo como uma relação em devir, vendo tensão e criação como base da ontologia do mesmo. Um destes mundos é o que nos é apresentado pela filosofia de Gilbert Simondon: singularidades nômades em relação, tensão, disparando, transduzindo, produzindo um ser metaestável que torna patente ao nosso pensamento a impossibilidade de separar o artifício da natureza, diluindo toda a série conseqüente de binarismos que daí decorrem. Tal perspectiva nos abre a possibilidade de pensar a tecnologia de outras maneiras, para além das tecnofilias progressistas ou tecnofobias apocalípticas, esquecendo a lógica da dominação e substituição para poder pensar a relação homem-tecnologia a partir de uma ética da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE). Coordena o Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC).

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

COSTA, L. A.; GALLI FONSECA, T. M.; AXT, M. Da natureza do artifício e dos artifícios da natureza: Simondon entre o natural e o artificial. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.20866. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20866. Acesso em: 16 abr. 2024.