Ambiência Virtual de Estudos: aves ou livro aberto em rede

Ana Beatriz Barroso

Resumo


Trata-se de expor o conceito e alguns desdobramentos concretos de ambiências virtuais de estudos, aves, criadas para congregar escritos, vídeos, imagens e pensamentos sobre assuntos específicos e diversificados. O conceito se aplica ao campo das tecnologias contemporâneas envolvidas na didática das artes e giram em torno do problema da articulação pessoal-social na rede mundial de computadores. As aves apresentadas se voltam para a pesquisa teórico-prática de imagens interativas e linguagens multimediáticas a fim de investigar novas potências de comunicação na cibercultura. O artigo constitui-se como relato dessa pesquisa, como corpo teórico e arcabouço conceitual da prática de criação das ambiências virtuais de estudos. Nele conclui-se que essas aves são uma espécie de livro didático-poético aberto em rede e mostra-se a vantagem que essa idéia representa, para a arte, em relação à de livro eletrônico tradicional, os atuais e-books, fechados, vendáveis, raros, caros e pouco afeitos à interação multidimensional.

Palavras-chave


Ambiência; Virtual; Estudos; Rede; Cibercultura

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.17580

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X