A Autopercepção da Proatividade Social Juvenil na Transformação Social: uma abordagem baseada em mineração de dados

Autores

  • Geraldo Magela Freitas dos Santos Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Freddy Álvarez González Universidad Politécnica Salesiana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.14104

Palavras-chave:

Proatividade Social, Mudança Social, Mineração de Dados, Modelo Neural Combinatório

Resumo

Este trabalho estuda como o estudante considera a própria proatividade social em um contexto de transformação social. O referencial teórico considera a contribuição lacaniana, sobre o Real, o Símbólico e o Imaginário, e a abordagem de Maturana e Varela, ao ver os seres humanos como organismos autopoiéticos, que vivem num acoplamento estrutural, natural, social, cultural e linguístico. Para se entender a proatividade social enquanto disposição para a ação, estudou-se a proatividade do agente social em relação ao meio social e em relação a si próprio, partindo do conceito de habitus bourdieusiano. No método, apresenta-se um caso de aplicação de tecnologias de Mineração de Dados para conhecer a autopercepção do estudante em relação ao seu papel social. O método CRISP-DM e o Modelo Neural Combinatório foram usados para obtenção de padrões entre dados de um questionário socioeconômico e redações escritas por ocasião de concurso vestibular. Busca-se subsidiar a tomada de decisão dos educadores e gestores de instituições educativas com informações sobre o perfil de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Drofesor Titular da Universidade Católica de Brasília, atuando no Mestrado em gestão do Conhecimento e Tecnologia na Informação e no Bacharelado em Ciência da Computação

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

DOS SANTOS, G. M. F.; FERNEDA, E.; DO PRADO, H. A.; GONZÁLEZ, F. Álvarez. A Autopercepção da Proatividade Social Juvenil na Transformação Social: uma abordagem baseada em mineração de dados. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.14104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14104. Acesso em: 18 abr. 2024.