O Trabalho de Enfermagem em Saúde Mental a Partir de Proposições de Acoplamentos Tecnológicos

Autores

  • Vanessa Maurente UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.14096

Palavras-chave:

trabalho, fotografia, saúde mental, enfermagem

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de trabalho com oficinas de fotografia dirigidas à equipe de enfermagem de uma unidade infantil e adolescente de um hospital psiquiátrico público em Porto Alegre. Esta proposta estava vinculada a um projeto maior, no qual todos os trabalhadores e jovens pacientes do hospital foram convidados a participar de oficinas de fotografia. O objetivo da proposta foi criar novas vias de exercícios de autoria a partir da tecnologia fotográfica e permitir a re-invenção de sentidos no coletivo. Para tanto, as oficinas foram divididas em quatro etapas: sensibilização para a condição simbólica/autoral da imagem; proposição de que os sujeitos fotografassem livremente; proposição de que os sujeitos fotografassem a partir da questão como você percebe este lugar? e relatos pós-fotográficos. As análises sobre estas quatro etapas indicaram que a fotografia é um objeto híbrido, capaz de ser tomado de diferentes formas, de acordo com o contexto no qual é produzida. A partir disto, foram possíveis discussões sobre as formas de visibilidade e resistência ao instituído que fazem parte do cotidiano de trabalho da enfermagem no hospital psiquiátrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maurente, UFRGS

Pa target="_blank" href="http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4508072A3&dataRevisao=null">Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

MAURENTE, V. O Trabalho de Enfermagem em Saúde Mental a Partir de Proposições de Acoplamentos Tecnológicos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.14096. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14096. Acesso em: 29 mar. 2024.