Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: a mineração de dados contribuindo para a análise das interações.

Elmara Pereira de Souza, Claudia Pinto Pereira Sena

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. A investigação tem como objetivo analisar os efeitos da utilização de um ambiente virtual de comunicação colaborativa e dialógica para a formação de professores-formadores do curso Mídias na Educação (MEC/UESB). Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa estão baseados na teoria bakhtiniana, em especial no que se refere ao dialogismo. A mineração de dados deu subsídios para a análise das interações, dos acessos, dos diálogos e dos silêncios ocorridos no Espaço Dialógico. As conclusões, ainda que provisórias e parciais, demonstram que os professores ainda resistem a dialogar, construir e difundir conhecimentos em um ambiente virtual de aprendizagem, sob o enfoque da multivocalidade, do favorecimento à expressão da diversidade de sentidos, da polifonia.

Palavras-chave


Formação de professor; Ambiente virtual de aprendizagem; Educação a distância; Mineração de dados

Texto completo:

PDF () PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.13298

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X