A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi

Naidson Clayr Santos Ferreira

Resumo


O trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades.

Palavras-chave


Informática; Prática Pedagógica; Ensino/Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12630

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X