Imagens efêmeras: sociedade de controle, sexualidade, performatividade e educação

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Vanessa Maia Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12470

Palavras-chave:

Dispositivos Móveis. Imagens. Sociedade de Controle. Tecnologia. Educação

Resumo

O texto trata da produção e veiculação de um vídeo pornô produzido a partir de telefones celulares por alunos de uma escola pública do Espírito Santo. Discutimos o tema a partir de uma metodologia utilizada por Gilles Deleuze, do caso pensamento, nos propondo a seguinte questão: o que isso nos provoca a pensar? Sendo assim, usamos como intercessores o próprio Gilles Deleuze, os filósofos Vilém Flusser e Michel Foucault, bem como teóricos contemporâneos, para pensar o que é viver, atualmente, em uma sociedade infotecnológica cercada por dispositivos de imagens que, em dada medida, nos impelem a produzi-las, a todo instante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Jornalista, Pós-Doutoranda em Educação do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Bolsista do convênio FAPERJ?CAPES

Vanessa Maia, Universidade Federal do Espírito Santo

Jornalista, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES)

Downloads

Publicado

2011-09-27

Como Citar

SOARES, M. da C. S.; MAIA, V. Imagens efêmeras: sociedade de controle, sexualidade, performatividade e educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12470. Acesso em: 29 mar. 2024.