A Gestão em Cursos de Educação a Distância Via Internet: uma visão a partir dos Fatores Críticos de Sucesso

Daniela Rodrigues Cunha Retamal

Resumo


Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE),
linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral anali-
sar os Fatores críticos de Sucesso (FCS) relacionados com os elementos de gestão em cursos de
educação a distância via internet. Como objetivos específicos busca identificar os FCS no geren-
ciamento dos recursos nos cursos em educação à distância via internet; e propor novos elementos
que auxiliem o processo de gestão dos cursos de educação a distância via internet. Os elementos
de gestão para a educação a distância (EAD) foram definidos com base na literatura e pela análise
conjunta da autora e de especialistas. A partir disto destacam-se os elementos de gestão: qua-
lidade, gerenciamento, infra-estrutura, recursos humanos, recursos financeiros, e modelo peda-
gógico. Estes elementos utilizados no protocolo do estudo de caso para a identificação dos FCS
foram validados com especialistas em EAD e no curso de graduação em administração a distância
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia da pesquisa é o estudo de
caso-múltiplos baseado no curso de graduação em pedagogia - licenciatura (PEAD), e no curso
de graduação tecnológica – planejamento e gestão para o desenvolvimento rural (PLAGEDER) da
UFRGS. A partir dos resultados obtidos nos estudos de caso constatou-se que alguns dos FCS iden-
tificados não estavam associados aos elementos correspondentes. Verificou-se também, que um
mesmo FCS está ou pode estar relacionado a mais de um elemento de gestão. Neste sentido, os
FCS identificados foram resgatados e reagrupados nas categorias dos elementos de gestão. Estas
constatações possibilitaram uma nova reflexão sobre os FCS e os elementos de gestão. A partir
do resgate teórico, percebe-se a existência de FCS que, embora não tenham sido identificados na
pesquisa, merecem uma atenção especial. Dessa forma, alguns fatores foram incorporados, por
estarem relacionados com os novos elementos de gestão da EAD. Assim, apresentam-se os novos
elementos para auxiliar o processo de gestão em cursos de educação à distância via internet são:
qualidade do ensino, responsabilidade da coordenação do curso, gerenciamento dos recursos, e
modelo pedagógico do curso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12312

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X