A Efetividade de Feedbacks Informatizados Sobre a Autoregulação da Aprendizagem em Cursos a Distância: um estudo de caso na área da computação

Luis Fernando Máximo

Resumo


Um dos maiores problemas para a consolidação de uma educação a distância que tenha boa
qualidade do ensino e da aprendizagem é a questão da avaliação e do acompanhamento dos alu-
nos. Na educação a distância o acesso direto aos professores é menos freqüente e existe uma
quantidade de alunos normalmente maior do que na educação presencial. Portanto, boa parte do
tempo o aluno depende de si e dos recursos que tem à sua disposição para trilhar seu caminho
de aprendizagem. A literatura sobre avaliação na educação a distância, em geral, tem apontado a
necessidade da adoção de uma concepção de avaliação que seja formativa por parte dos tutores
e professores e que permita aos estudantes a auto-regulação do seu próprio processo de apren-
dizagem. Mas, se já é difícil aplicar tais ideais avaliativos na educação presencial, na educação a
distância a tarefa é das mais complicadas. Essa discussão tem seu reflexo na área de Informáti-
ca na Educação em forma de pesquisas sobre como produzir e interpretar registros que possam
subsidiar a regulação da aprendizagem por parte dos professores. Da mesma forma existe um
esforço em especializar e aperfeiçoar formas de comunicar aos alunos seus avanços e dificuldades.
Ambientes adaptativos, objetos de aprendizagem, ferramentas para exercícios e testes informa-
tizados têm surgido como uma alternativa para minimizar as lacunas abertas pelo desequilíbrio
quantitativo da relação professor-aluno na educação a distância. Entretanto, não temos garantias
de que os feedbacks providos pelos recursos informatizados estejam possibilitando efetivamente a
auto-regulação da aprendizagem de alunos em cursos a distância. Considerando que este assunto
não pode ser tratado de forma única e generalizada para todas as disciplinas e áreas do conhe-
cimento optamos em realizar nossa pesquisa a partir de uma situação de ensino e aprendizagem
a distância na área da Computação. Estabelecemos como objetivo geral do trabalho analisar a
efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em um de curso
superior a distância na área de Computação. A análise se deu a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. O caso estudado constituiu-se da observação de registros provenientes da intera-
ção de alunos com uma ferramenta para a exercitação da construção de algoritmos em um curso
superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Comparamos os
registros de feedbacks fornecidos pela ferramenta com o alcance do objetivo do aluno construir um
algoritmo sem erros em tempo de execução. Conjuntamente analisamos o projeto pedagógico do
curso que, à época deste estudo, atendia aproximadamente cinco mil alunos dispersos no territó-
rio nacional. Para a análise e a discussão dos dados coletados foi construída uma fundamentação
teórica tratando sobre educação a distância, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir dos
resultados de testes estatísticos de significância e correlação analisamos, dentro das condições de
comunicação, estrutura e autonomia do curso, a efetividade dos feedbacks informatizados sobre
a auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Esperamos que esta tese possa contribuir para a
criação de recursos e sistemas informatizados capazes de ajudar estudantes a assumirem papéis
mais ativos e determinantes nos seus próprios processos de aprendizagem, sobretudo, em cursos
a distância.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12190

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X