A atitude de dez estudantes de programação em informática moderna

Ivan Kalas, Monika Tomcsanyiova

Resumo


A Informática está sendo implementada na edu-
cação de diversas formas, muitas vezes como uma disci-
plina separada, o que cria espaço não só para o desen-
volvimento do letramento digital como também de outras
áreas importantes como programação, resolução de pro-
blemas e tratamento de dados. Estamos envolvidos com
o desenvolvimento de novos conceitos de estratégias de
ensino / aprendizagem de informática como um componen-
te eficiente, legítimo e atraente da educação moderna para
muito tempo. Recentemente, nós avançamos nesta aborda-
gem (em conjunto com outros países europeus) com uma
nova estratégia, o concurso de informática Bebras1, que,
em um ano, atraiu mais de 96.000 alunos em 9 países.
Neste artigo, nós apresentamos a forma como trabalhamos
o conceito de informática moderna – com ênfase na pro-
gramação – através de tarefas minuciosamente preparadas
para a competição. Em particular, exploramos o compor-
tamento de estudantes do ensino secundário inferior com
componentes-chave na formação em informática. Observa-
mos que na idade desses alunos não há diferenças signi-
ficativas entre meninos e meninas em seus interesses e
desempenhos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12167

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X