Tecnologias do conhecimento de engenharia para processos de aprendizagem

Rainer Knauf, Yoshitaka Sakurai, Setsuo Tsuruta

Resumo


De um modo geral, os sistemas de aprendiza-
gem sofrem com a falta de um projeto didático de design
explícito e adaptável. Considerando serem os sistemas de
e-learning digitais, pela sua própria natureza, a sua apre-
sentação levanta a questão da modelagem do projeto didá-
tico de forma a implicar a possibilidade de aplicar técnicas
de IA. Uma abordagem de modelagem apresentada ante-
riormente chamada storyboarding constitui-se no palco de
aplicação do conhecimento de tecnologias de engenharia,
para verificar e validar a didática nos processos de aprendi-
zagem. Além disso, a didática pode ser refinada de acordo
com as deficiências reveladas e a excelência comprovada.
Os padrões didáticos bem sucedidos podem ser explorados
mediante a aplicação de técnicas de coleta mining para as
várias formas utilizadas pelos alunos no storyboard e os
níveis de sucesso a eles associados.

Palavras-chave


Modelagem de processos. Storyboarding. Processos de aprendizagem. Conhecimento de engenharia. Educação. Conhecimento de coleta mining.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12158

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X