Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos

Victoria Eyharabide, Isabela Gasparini, Silvia Schiaffino, Marcelo Pimenta, Analía Amandi

Resumo


A personalização em sistemas de e-learning é
fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma
grande variedade de alunos, com características diferentes.
Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e-
learning. No entanto, esses se concentram principalmen-
te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar
em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram
apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando
personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar
a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning,
fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do
contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando
ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro-
posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re-
comendações de navegação fornecidas dependem do con-
texto do aluno.

Palavras-chave


Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12150

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X