Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional

Yusuke Hayashi, Seiji Isotani, Jacqueline Bourdeau, Riichiro Mizoguchi

Resumo


Muitos modelos de design instrucional foram pro-
postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta
de uma notação comum e formal para descrever o produto
da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia-
ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi-
nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal
que tenha semântica suficiente para manter a consistência
do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor
um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi-
zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para
apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além
disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e
a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no
padrão proposto.

Palavras-chave


Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12148

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X