A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente

Dulcinea Sarmento Rosemberg, Maria Elizabeth Barros de Barros, Susane Petinelli-Souza

Resumo


Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.

Palavras-chave


Clínica da atividade docente; Trabalho docente; Autoconfrontação cruzada; Vídeo como dispositivo metodológico.

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11900

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X