A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS

Silvia Porto Meirelles Leite

Resumo


A presente tese investiga o fenômeno projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVA’s), destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza
um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA’s no
Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende-
se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico
e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem
agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a
elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de co-
nhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos
(projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as re-
lações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e
conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis
apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis des-
sa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema
de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências co-
letadas e os pressupostos teórico-metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para
as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação
entre os projetistas.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Cooperação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Episte- mologia Genética. Abstração Reflexionante.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11595

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X