Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Karla Marques da Rocha

Resumo


Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente
no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento
entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento
tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos
de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e
comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma
visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo
de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto
Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta
de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento
estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual
de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal,
foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente,
através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso
com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade
de aprendizagem.

Palavras-chave


Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana, Humberto.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11583

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X