A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional

Daniel de Queiroz Lopes

Resumo


No presente estudo a robótica educacional é discutida no contexto da atividade escolar do
ensino fundamental. Com base em estudos de caso, analisa a conduta dos Ss na exploração de
modelos e os níveis de abstração envolvidos nas construções criativas com robótica educacional.
Para tanto, foram explorados elementos teóricos envolvendo as definições de criatividade
no contexto do desenvolvimento tecnológico e de robótica educacional construtivista, com base
nos pressupostos da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Foi possível observar que o uso
bem sucedido dos modelos nas construções criativas esteve condicionado a possibilidade de reflexionamento
e reflexão por parte dos sujeitos. Observou-se, também, que as transformações
de controle podem servir de evidência para as construções criativas. Finalmente, constatouse
também que a criatividade pode se revelar nas transformações do próprio pensamento, na
abertura de novos possíveis, novas condições para o sujeito operar no campo das ações, mentais
e objetivas, possibilitando ao sujeito exercer a criatividade e a invenção.

Palavras-chave


Robótica; Epistemologia Genética; criatividade.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11579

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X