Editorial

Luís Artur Costa, Tania Mara Galli Fonseca

Resumo


A revista Informática na Educação: teoria e prática busca estudar as relações instituintes estabelecidas
pelos objetos técnicos em nossa sociedade sem reduzi-los a uma mera ferramenta voltada
a um fim específico. A tecnologia adentra, aqui, o âmbito das relações sociais, inserindo-se nos
processos de subjetivação assim como em outros elementos da nossa cultura. Não pretendemos
com isso negar o caráter também instrumental da tecnologia, mas sim ampliar a complexidade do
escopo do seu estudo respeitando a heterogeneidade inerente à questão: da produção de objetos
técnicos ao estudo das redes sócio-técnicas. Nesse número, nos propomos a problematizar os
agenciamentos híbridos entre três fluxos na construção de um dispositivo de pesquisa e produção
das subjetividades no contemporâneo: a imagem, a tecnologia e a educação. Esses se unem em
uma heterogênese que cria novas tendências transformadoras no campo da pesquisa, da arte e
da educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11576

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X